Alunos do Rio e de Brasília Visitam o DCTA / MAB

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (21/09) no site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) informando que no dia 15 de setembro alunos do ensino médio de colégios de Brasília e de Barra do Piraí (RJ), participaram de atividades no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB).

Duda Falcão


Alunos do Rio e Brasília Participam

de Atividades no DCTA / MAB


21/09/2010

No dia 15 de setembro, o Memorial Aeroespacial Brasileiro, ligado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos, recebeu a visita de alunos do ensino médio de colégios de Brasília e de Barra do Piraí (RJ).

Além de conhecer, no salão de exposição, um pouco da pesquisa aeronáutica, espacial e de defesa desenvolvida pelo DCTA, os cerca de 120 estudantes assistiram à palestra proferida por pesquisador do Instituto de Aeronáutica e Espaço.

Durante a palestra, foi mostrada a história da pesquisa espacial, desde os primórdios da atividade, passando pela corrida espacial entre os países pioneiros, até o estágio atual. No dia 16, os estudantes fluminenses retornaram ao MAB para finalizar a programação com uma apresentação do IAE sobre o desenvolvimento de foguetes, e participaram da construção e lançamento de “foguetes” preparados com garrafas PET e movidos à água e ar comprimido.

Segundo professor que acompanhou a visita, todas as atividades desenvolvidas foram bastante proveitosas e motivaram os alunos. Para participar das agendas de visitas técnicas promovidas pela escola piraiense, os alunos passam por entrevistas, e apenas os interessados em se aprofundar no assunto são escolhidos para integrar o grupo.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica, que agora oferece o curso de engenharia aeroespacial, também foi alvo de interesse dos visitantes, que logo enfrentarão o vestibular.

Jornada Espacial - Será realizada, no dia 26 de setembro, às 16 h, no DCTA / ITA (auditório Lacaz Netto), a cerimônia de abertura do evento, promovido pela Agência Espacial Brasileira, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e este departamento.

LEIA MAIS

Participarão da sexta edição do encontro, que se estenderá até 1º de outubro, alunos de 23 estados e do Distrito Federal, que alcançaram as melhores classificações nas questões de astronáutica da olimpíada brasileira de astronomia e astronáutica, da qual participaram mais de 780 mil estudantes de todo o Brasil.



Fonte: Site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

Comentários