3º GeoPantanal Discute Mudanças Ambientais

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (23/09) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que de 16 a 20 de outubro será realizado em Cáceres (MT) o "3º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal - GeoPantanal".

Duda Falcão

3º GeoPantanal Discute Mudanças

Ambientais na Bacia do Alto Paraguai


23/09/2010

De 16 e 20 de outubro, será realizado em Cáceres, Mato Grosso, o 3º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal - GeoPantanal. O evento é promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Embrapa Informática Agropecuária, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Unemat) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).

O simpósio é voltado, especialmente, a pesquisadores, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação da área de geotecnologias e suas aplicações nos estudos do Pantanal e de regiões úmidas. As inscrições podem ser realizadas, até 9 de outubro, pela internet. Após esta data, os interessados devem se inscrever e efetuar o pagamento no local do evento.

Durante a programação, serão promovidas mesas-redondas para discutir desafios e perspectivas do desenvolvimento da região e os impactos das mudanças ambientais na bacia do Alto Paraguai, e para debater o monitoramento, a regularização e o licenciamento ambiental na bacia do Pantanal.

O 3º GeoPantanal promoverá, ainda, uma série de palestras com especialistas do Brasil e do exterior, além de cursos, sessões técnicas e exposições de painéis. Também vai possibilitar a divulgação de trabalhos científicos e metodológicos realizados na área geotecnológica, desenvolvidos em locais semelhantes ao Pantanal.

O evento conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Ministério do Meio Ambiente, Mapa, Embrapa Pantanal (Corumbá, MS), Agência Espacial Brasileira (AEB), Revista Geografia, Revista GeoPantanal, Mundo Geo, Sociedade de Especialistas Latino-americanos em Sensoriamento Remoto (Selper) e dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e em Ecologia e Conservação da Unemat e em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Mais informações no site
http://www.geopantanal.cnptia.embrapa.br/2010/


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários