IAE Realiza Ensaios de Carga Útil do VSB-30

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (23/08) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), destacando que o instituto realizará de 23 a 27 de agosto a verificação funcional e conjunta dos experimentos da “Operação Maracati II”.

Duda Falcão

IAE Realiza Ensaios de Carga Útil do VSB-30

23/08/2010


A Divisão de Eletrônica (AEL) do IAE realiza, de 23 a 27 de agosto, a verificação funcional e conjunta dos experimentos do segmento brasileiro da plataforma MICROG 1A com o módulo de serviço da Agência Espacial Alemã (DLR).

A plataforma MICROG 1A, carga útil do foguete VSB-30, levará ao espaço cerca de nove experimentos de diversas instituições de pesquisa e universidades brasileiras, sob a coordenação da Agência Espacial Brasileira (AEB), que há um ano vêm sendo testados.

Ao longo desta semana, serão realizados a integração da rede elétrica e os testes de telemetria com todos os experimentos e as partes da carga útil. Os ensaios ambientais no IAE devem ocorrer em setembro.


Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: É o IAE se preparando para a realização da “Operação Maracati II” prevista para acontecer em setembro muito provavelmente na segunda quinzena, já que na primeira deverá ocorrer o lançamento da pedra fundamental do sítio de lançamento da mal engenhada ACS. Chamo atenção do leitor para a foto acima (click na foto) onde pode-se notar as universidades e institutos de pesquisas que terão experimentos abordo da plataforma alemã MICROG 1A do foguete VSB-30. Lembrando ao leitor que essa plataforma em breve estará sendo substituída por uma plataforma semelhante de origem nacional, isto é, se o “Programa Microgravidade” da AEB não levar mais quatro anos para um novo vôo.

Comentários