INPE Realiza Curso de Astronomia e Astrofísica


Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (08/07) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o instituto realizará entre os dias 12 e 16/07 o XVIII Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica” direcionado a educadores e universitários.

Duda Falcão


INPE Realiza Curso de Astronomia e

Astrofísica voltado à Educação


08/07/2010


De 12 a 16 de julho, acontece o XVIII Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP). Nesta edição, são 65 participantes, entre educadores e universitários.

Reconhecido pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, o curso é dirigido a professores do ensino fundamental e médio da área de ciências, especialmente física, química, matemática e geografia, assim como estudantes a partir do segundo ano de graduação e, também, profissionais que atuem diretamente com educação e divulgação científica.

O curso pretende motivar os professores a repensar a forma de apresentar a Astronomia a seus estudantes e despertar uma possível vocação científica em alunos de graduação. Durante as palestras, aulas temáticas, oficinas e atividades de observação do céu com telescópio, os participantes do curso percebem como esta ciência está presente em nosso cotidiano.

Iniciativa dos pesquisadores da Divisão de Astrofísica do INPE, o curso também tem como objetivo mostrar a importância da ciência básica como principal geradora de novas idéias e tecnologias.

Serão abordados temas como galáxias, formação e estágio final de estrelas, cosmologia e sistema solar, e haverá ainda uma apresentação sobre a pesquisa e pós-graduação em Astrofísica no INPE.

A programação completa do curso está no site www.das.inpe.br/ciaa


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários