INPE e Serviço Florestal do MMA Firmam Parceria

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (22/07) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o instituto firmou uma parceria com o Serviço Florestal Brasileiro, ligado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), para monitorar concessões.

Duda Falcão


INPE e Serviço Florestal Firmam

Parceria para Monitorar Concessões


22/07/2010

O monitoramento da exploração madeireira em florestas públicas foi formalizado neste mês com a assinatura do acordo de cooperação técnica entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e o Serviço Florestal Brasileiro, ligado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). O principal objetivo da parceria é permitir o controle e acompanhamento da extração de madeira nas áreas de concessão florestal.

Para a detecção da exploração seletiva de madeira, o INPE já vinha desenvolvendo o DETEX, um novo sistema para análise e monitoramento da cobertura florestal baseado em imagens de satélites.

O sistema do INPE será utilizado para verificar se a exploração florestal, sob contrato de concessão, está ocorrendo no local, na intensidade e nos períodos estabelecidos no Plano de Manejo Sustentável orientado pelo Serviço Florestal. Também será utilizado para detectar atividades madeireiras ilegais.

Para o DETEX entrar em operação, está sendo realizado um inventário completo das florestas públicas, com base nos dados de desmatamento dos anos de 2005 e 2006. O INPE já concluiu o mapeamento da Floresta Nacional (Flona) do Jamari, em Rondônia, a primeira concessão do país, onde as atividades produtivas devem iniciar ainda neste ano. O mapeamento da Flona Saracá-Taquera, no Pará, também está pronto e as próximas a serem concluídas são as flonas Amana e Crepori, no mesmo Estado.

Segundo o Serviço Florestal, o monitoramento por satélite das áreas de concessão vai gerar informações mais detalhadas que as utilizadas atualmente, pois será possível acompanhar espacialmente as atividades dos concessionários. Com essas informações em mãos, o Serviço Florestal conseguirá identificar onde estão os pátios de estocagem e onde foram abertas as estradas para escoamento da produção dentro da unidade de manejo, bem como alguma eventual exploração fora da área designada.

Capacitação

O INPE também começou a capacitar técnicos do Serviço Florestal que trabalham com sensoriamento remoto no processamento digital das imagens para realçar as feições características da exploração seletiva. O acordo prevê ainda capacitações em sistemas de informações geográficas e gerenciamento de banco de dados espaciais, o que ajudará o Serviço Florestal a ter equipes capazes de aprimorar o monitoramento das florestas públicas brasileiras.


Detex realça imagem para identificar a

exploração (em amarelo áreas desmatadas)


Em roxo e azul, áreas identificadas pelo DETEX.

As áreas em verde correspondem à degradação florestal,

enquanto em amarelo são as regiões mapeadas

pelo sistema Prodes como desmatamento


Os pontos em vermelho correspondem à extração

seletiva, enquanto em verde estão indicadas

as áreas em processo de degradação



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários