Cooperação Espacial Brasil - África do Sul

Olá leitor!

Representantes da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governo da África do Sul assinaram dois atos na visita do presidente brasileiro a esse país ocorrida entre os dias 8 e 9 de julho, durante seu giro presidencial pelo continente africano

Segue abaixo na íntegra o trecho sobre espaço que consta no ato "Declaração sobre o Estabelecimento de uma Parceria Estratégica entre a República Federativa do Brasil e a República da África do Sul":

(VIII) Ciência e Tecnologia

1. Aperfeiçoar a cooperação, fortalecer o desenvolvimento de recursos humanos e pesquisa conjunta nos campos da defesa, saúde, agricultura, gerenciamento e conservação ambiental, indústria, inovação, educação, ciência espacial, infra-estrutura, tecnologia da informação e comunicação (TIC), transportes, nanotecnologia, petróleo, minerais, carvão, diversificação e conservação da energia, energia renovável, biodiversidade, biotecnologia, ciência de alimentos e medicina tropical, entre outros.

3. Promover o intercâmbio de pesquisadores na área de astrofísica e observação da Terra.

4. Estimular maior interação na construção do rádio-telescópio “Square Kilometre Array” (SKA) na África do Sul."

É interessante notar leitor que o documento em momento algum faz menção ao "Programa de Satélites IBSA", que foi anunciado durante "IV Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do IBAS", em abril de 2010, como sendo um programa que seria desenvolvido conjuntamente pelo Brasil, África do Sul e Índia. No entanto, o documento cita: “Promoção de intercâmbio de pesquisadores na área de Observação da Terra”, que é na realidade a função primária de um dos dois pequenos satélites propostos desse programa. O fato do programa de satélites não ter sido citado no documento explicitamente, aparentemente demonstra que por enquanto essa iniciativa encontra-se numa fase ainda bastante preliminar. Já na questão astronômica o documento foi mais explícito, não só no estimulo ao intercambio entre os dois países de pesquisadores na área de Astrofísica como também na participação brasileira na construção do novo rádio telescópio sul-africano Square Kilometre Array” (SKA)”.

Duda Falcão

Fonte: Site do Ministério das Relações Exteriores (MRE)

Comentários