SIPAM Seleciona Bolsistas de Meteorologia para Amazônia

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota divulgada pela Comunicação Social do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) enviada ao blog por e-mail informando que estão abertas inscrições para bolsistas de meteorologia no SIPAM de Belém, Manaus e Porto Velho.

Duda Falcão

Presidência da República

Casa Civil

Sistema de Proteção da Amazônia

Abertas inscrições para bolsistas de meteorologia no SIPAM de Belém, Manaus e Porto Velho

Brasília, 18/05/2010 - A partir do próximo dia 21 de maio até 18 de junho de 2010, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (FAPESPA) receberá as inscrições para o Programa de Capacitação Científica e Tecnológica para o Desenvolvimento de Estudos e Projetos aplicados ao Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM). As bolsas serão direcionadas à produção de pesquisas focadas na integração de informações e geração de conhecimento científico e tecnológico na área de previsão de tempo e clima, com ênfase no monitoramento e previsão de tempo de curto prazo, agregando a tecnologia dos radares meteorológicos às demais já existentes. O Censipam está destinando R$ 358 mil reais para o Convênio com a Fapespa.

O Programa prevê a criação de 15 vagas, sendo nove para o Centro Regional do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) em Belém e outras seis para a unidade de Porto Velho. As bolsas terão a duração de 12 meses. Para concorrer à vaga, o candidato deverá possuir, no mínimo, graduação em meteorologia, além de indicar a modalidade que pretende concorrer, de acordo com o Edital.

O candidato deve se cadastrar no sistema SIGFAPESPA (www.sig.fapespa.pa.gov.br), sendo obrigatório o preenchimento do campo “URL do Currículo Lattes do Candidato” (formato http://lattes.cnpq.br/numero). A relação dos candidatos aprovados será divulgada na página eletrônica da Fapespa (http://www.fapespa.pa.gov.br) e publicada no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) do Pará, a partir de 21 de junho de 2010.

O Edital já está disponível no sítio do Sipam (http://www.sipam.gov.br/) e da Fapespa. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sigfapespa@fapespa.pa.gov.br ou pelos fones (91) 4009-2557 / (91) 4009-2552.

Inscrições para Manaus já estão abertas

Até 14/06/2010 podem ser feitas as inscrições para o Programa de Capacitação Científica e Tecnológica para o Desenvolvimento de Estudos e Projetos Aplicados ao Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – ProSipam. O Programa é resultado do convênio entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e o Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM). O edital público está disponível no endereço eletrônico: http://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/download/arqeditor/edital/Editais%202010/Edital_005_2010_ProSIPAM.pdf.

Os pesquisadores interessados podem apresentar propostas em três eixos temáticos: Tema 1: Meteorologia - Modelagem de Tempo; Tema 2: Meteorologia - Modelagem de Clima; e Tema 3: Meteorologia - Radar Meteorológico.

O objetivo da seleção é estimular e fomentar o desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação no Centro Regional do Sipam em Manaus, delimitada aos temas afetos às atividades inerentes ao órgão na região amazônica, por meio de seleção de pesquisadores e concessão de bolsas.

Fonte: Comunicação Social do SIPAM via e-mail

Comentários