Doutorado em Ciências Climáticas Começa Amanhã (26)


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (25/03) no site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), destacando que amanhã (26/03) começam as aulas do primeiro doutorado em Ciências Climáticas do país na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em Natal.

Duda Falcão

Primeiro Doutorado em
Ciências Climáticas Começa Amanhã (26)

25/03/2010 - 13:26

Iniciam amanhã (26) as aulas do primeiro doutorado em Ciências Climáticas do País na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A aula inaugural será ministrada por Carlos Nobre, pesquisador titular e chefe do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE/MCT), de São José dos Campos (SP).

A iniciativa é uma parceria do Centro Regional do Nordeste (CRN), instituição vinculada ao (INPE), com a UFRN.

Com duração de quatro anos, o curso tem ênfase em três temas: atmosfera oceânica, modelagem numérica e instrumentação oceanográfica. A coordenadora de Políticas de Programas Climáticos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Darly Silva, diz que a escolha do Rio Grande do Norte para instalar o curso se deve ao fato do estado já desenvolver pesquisas na área e também pela posição geográfica privilegiada.

“Temos uma preocupação com a erosão costeira e a desertificação que avança em Natal. Além disso, o estado tem a primeira base de lançamento de foguetes do País”, destaca.

O MCT liberou R$ 4 milhões para auxiliar na construção de um laboratório de calibração de equipamentos de meteorologia e oceanografia. O concurso foi autorizado pelo edital 36 em outubro de 2009 pela Coordenação de Aperfeiçoamento em Nível Superior (Capes/MEC).


Fonte: Site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)

Comentário: Grande vitória do Nordeste, do Brasil e em especial do estado do Rio Grande do Norte. Parabéns ao MCT/INPE, ao Capes/MEC ao CRN e a UFRN pela iniciativa. Iniciativas como esta que fazem com que o blog “BRAZILIAN SPACE” ainda acredite neste país.

Comentários