Por Que Só o INPE Não Consegue Vagas?


Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada no informativo “Rapidinha” de n° 2 de (04/03) do “Sindicato dos Servidores Públicos Federais na Área de C&T (SindCT)” questionando o porquê só INPE não consegue contratar novos servidores pelo "Regime Jurídico Único (RJU)"?

Duda Falcão

INPE

Por Que Só o INPE Não Consegue Vagas?

A decisão do INPE e do MCT de contratar pessoal para o INPE através de contrato temporário, segundo o Instituto, é para suprir a necessidade de pessoal.

Se há assumidamente falta de pessoal, por que o INPE não consegue contratar novos servidores pelo RJU?

A Fiocruz (RJ) acaba de conseguir autorização do Ministério do Planejamento para a realização de concurso para 700 vagas. De 2006 para cá, já são 1.834 vagas para a Fiocruz. Assim como a Fiocruz, outros órgãos, inclusive da carreira de C&T, têm conseguido vagas junto ao Governo. Só o INPE não consegue!

Falta empenho da direção do INPE e do MCT para a realização de Concurso ou há outros interesses por trás da decisão de se contratar pessoal através de contrato temporário? Está na hora de caírem as máscaras ou de vestirem as camisas do INPE.

Defendemos a reposição de pessoal através de concurso público pelo RJU, em defesa da carreira de C&T e dos servidores públicos!


Fonte: Informativo "Rapidinha" nº 2, de 4 de março de 2010, informativo do SindCT.

Comentário: Boa pergunta, por que será, heim? Coisas do PEB ou do Brasil se o leitor assim preferir. No entanto, isto demonstra como o PEB é uma bagunça e falta comando ou existem outros motivos, como insinuado pela própria nota.

Comentários

  1. Olá Duda,

    levanto uma hipótese para o motivo do INPE não conseguir, ainda, as vagas almejadas:

    Estão esperando os alunos da primeira turma de graduação em engenharia aeroespacial do ITA se formarem para haver um concurso que os absorva.

    Porém, cabe lembrar que essa primeira turma será composta de 10 alunos e que se espera que os mesmos ao concluírem o curso queiram trabalhar no setor. Mesmo que queiram, não serão em número suficiente para atenderem toda a demanda por vagas do IAE/DCTA, do INPE/MCT e da indústria.

    Reforço que o INPE também possui um quadro de alunos de pós-graduação que poderiam ser absorvidos por esses dois órgãos e pela indústria.

    O que seria lamentável de acontecer é se esperarem os servidores da ativa se aposentarem para só então contratarem servidores novos. Dessa forma uma enorme parte do conhecimento desses servidores seria perdida, pois não haveria o contato entre as gerações de forma a se passar eficientemente o conhecimento.

    Mas do jeito que as coisas no PEB foram articuladas no passado, não duvido de nada.

    Abraços, Marcelo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcelo!

    É possível que a sua hipótese esteja correta, o que eu não duvido nada, e se assim for amigo demonstra uma vez mais como falta gente de visão no Programa Espacial Brasileiro. Só o fato de se começar a pensar nisso 49 anos após a implantação do programa, já demonstra o quanto o PEB vai de mal a pior. Lamentável.

    Forte abraço

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário