INPE Coordena Conferência Sobre Raios em 2011


Olá leitor!

Segue uma notícia postada hoje (11/03) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) informando que o instituto coordenará em 2011 uma conferencia mundial sobre raios no Rio de Janeiro.

Duda Falcão

INPE Coordena Conferência Mundial Sobre Raios.
Evento Será no Rio em 2011

11-03-2010

Maior conferência do mundo na área de eletricidade atmosférica, a XIV International Conference on Atmospheric Electricity (ICAE 2011) será realizada no Rio de Janeiro sob coordenação do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

A conferência, realizada a cada quatro anos desde 1954, será sediada no hemisfério sul pela primeira vez. Até hoje poucos países tiveram a oportunidade de sediar o evento, entre eles os Estados Unidos, a Rússia, o Japão, a França, a Inglaterra, a Suécia e a China.

O Comitê Internacional de Eletricidade Atmosférica, pertencente à International Association of Meteorology and Atmospheric Science (IAMAS), elegeu o Brasil para ser sede da XIV edição da ICAE, que ocorrerá entre 5 e 8 de agosto de 2011 no Sheraton Rio Hotel & Resort. O portal do evento foi lançado nesta semana: http://www.icae2011.net.br/.

A ICAE 2011 abordará todos os aspectos técnicos e científicos associados à ocorrência de fenômenos elétricos na atmosfera, em particular as descargas atmosféricas ou raios. O principal objetivo da conferência é apresentar o estado-da-arte das pesquisas realizadas no mundo.

A conferência será realizada ao longo de cinco dias, com apresentações orais na parte da manhã e apresentações em forma de pôster à tarde. O período de submissão de resumos vai de 1º de junho a 31 de outubro de 2010. O número de trabalhos técnicos deverá ser superior a 300, de autores de mais de 30 países.

Os tópicos que serão discutidos compreendem:

- Circuito Elétrico Atmosférico Global

- Eletricidade em tempo bom e íons atmosféricos

- Eletrificação de tempestades

- Física dos relâmpagos

- Relâmpagos e meteorologia

- Relâmpagos e clima

- Relâmpagos e química da atmosfera

- Efeitos das tempestades nas camadas superiores da atmosfera

- Tecnologias de detecção de relâmpagos e suas aplicações em engenharia

- Radiação energética produzida por tempestades

- Danos causados por relâmpagos e métodos de prevenção

Além dos trabalhos técnicos, estão previstas apresentações especiais de convidados sobre os principais avanços nas diferentes áreas. Entre os palestrantes deverão estar presentes os principais cientistas do mundo em eletricidade atmosférica.

Entre os temas a serem abordados na conferência destacam-se os resultados obtidos pelo comitê internacional criado pelo International Council on Large Electric Systems (CIGRE) para rever os parâmetros de descargas para aplicações em engenharia e os resultados obtidos pelo ELAT/INPE sobre o impacto das mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global sobre a incidência de descargas no Brasil.

Durante a ICAE 2011 também será exibido o filme documentário “Fragmentos de paixão”, realizado com o apoio do ELAT/INPE, que deverá retratar os raios ao longo da história do Brasil, unindo ciência e cultura. O evento tem como principais patrocinadores Furnas Centrais Elétricas e EDP.

O Brasil na ICAE

Apesar de a ICAE ser realizada desde 1954, a primeira participação brasileira no evento ocorreu no XI Conferência realizada nos Estados Unidos em 1999, através de pesquisadores do ELAT/INPE. Em 2003, o coordenador do Grupo, Dr. Osmar Pinto Junior, foi eleito para o Comitê Internacional de Eletricidade Atmosférica da IAMAS, sendo o primeiro cientista da América do Sul a fazer parte do comitê. De lá para cá, a participação brasileira tem aumentado progressivamente. Na última conferência, realizada na China em 2007, o Brasil foi o quarto país em número de trabalhos técnicos apresentados, logo após China, Estados Unidos e Rússia, superando, assim, países tradicionais nesta área de pesquisa, como Japão, França e Inglaterra.


Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas espaciais (INPE)

Comentários