LBA um Programa e um Exemplo de Sucesso a ser Seguido


Olá leitor!

Segue abaixo um vídeo institucional apresentando um dos maiores programas ambientais em curso (se não o maior) em nosso planeta, que contou durante a sua realização e conta atualmente com o uso de várias tecnologias espaciais, inclusive satélites.

Trata-se do "Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA)" que foi uma proposta brasileira para em sua primeira fase realizar e coordenar até 2008, com colaboração internacional, centenas de pesquisas para desvendar e compreender o funcionamento do eco-sistema amazônico. A meta do LBA era compreender o funcionamento climatológico, hidrológico e biogeoquímico da Amazônia no período de 1998-2008.

Durante os primeiros 10 anos de existência (1998-2007), o LBA foi gerenciado pelo MCT e coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais/INPE e pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/INPA, tendo a NASA e outras instituições dos Estados Unidos e Europa como parceiros. Eles cobriram cerca de metade dos US$100 milhões investidos neste período.

Hoje, transformado em programa governamental, o LBA 2 conta com recursos brasileiros previstos do Plano Plurianual (PPA) que garantem a manutenção de sua infra-estrutura básica.

A missão agora é buscar outras fontes de financiamento para continuar ampliando as pesquisas.

Duda Falcão


Vídeo Institucional do Programa LBA


Fonte: Site do LBA

Comentários