Pesquisador do INPE Conquista Prêmio WWF-Brasil


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (13/10) no site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destacando a conquista do "Prêmio WWF-Brasil Personalidade Ambiental" pelo pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), o senhor Carlos Nobre.

Duda Falcão

Carlos Nobre Recebe Prêmio de Personalidade Ambiental

13/10/2009 - 15:17

O pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), de São José dos Campos (SP), Carlos Nobre, é o ganhador do Prêmio WWF-Brasil Personalidade Ambiental. Ele foi escolhido pelos estudos desenvolvidos sobre mudanças climáticas e os efeitos do aquecimento global na Amazônia.

A entrega do prêmio será hoje (13), no Rio de Janeiro, a bordo de um veleiro holandês que refaz o trajeto do cientista inglês Charles Darwin, há 177 anos, em expedição que levou às primeiras descobertas que o levaram à formulação da Teoria da Evolução das Espécies.

Para Nobre, o prêmio é um reconhecimento da capacidade do Brasil em pesquisas sobre o sistema climático. “Não é muito comum um cientista receber essa modalidade de prêmio. É um reconhecimento do esforço do cientista em mostrar seu importante papel na sociedade”, disse.

De acordo com Nobre, as mudanças climáticas são uma séria ameaça à sustentabilidade do planeta e exige ações intensas e urgentes. “A cada dia vemos que os impactos das mudanças climáticas estão presentes, não são para o futuro”. Segundo ele, os cientistas têm a responsabilidade de comunicar essa realidade com agilidade para orientar as ações políticas necessárias.

Essa é a segunda edição do Prêmio WWF-Brasil Personalidade Ambiental. Na primeira, em 2006, a ganhadora foi a então ministra do meio Ambiente, Marina Silva.


Fonte: Site da Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)

Comentário: Essa é mais um exemplo da excelência alcançada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Parabéns ao senhor Carlos Nobre pelo prêmio conquistado e ao INPE pelo grande trabalho que vêm realizando nessa área.

Comentários