O Centro de Lançamento de Alcântara se Moderniza


Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada na revista “Espaço Brasileiro” (Jul., Ago e Set. de 2009) destacando a modernização da infra-estrutura do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) que está atualmente em curso.

Duda Falcão

CLA
Em Busca da Modernização

Seção de Comunicação Social / CLA

Foto: Ricardo Labastier
Casa Mata e Setor de Lançamento

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realiza missões de lançamentos para treinar equipes e testar novos sistemas operacionais.

Modernizar os sistemas operacionais e preparar novas condições de infra-estrutura para receber empreendimentos de grande importância para o Programa Espacial Brasileiro. Assim pode ser definida a fase atual do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão – considerada a melhor localização do mundo para operações de lançamentos. A modernização, iniciada em meados de 2007, substituiu alguns equipamentos nos sistemas de radares e telemetria com o objetivo de aperfeiçoar o monitoramento dos foguetes.

Ainda com relação a essa nova fase, o CLA ainda estará realizando até o mês de novembro campanhas de lançamentos de três foguetes, classificados nos níveis básicos, intermediário e avançado. O cronograma de atividades do centro prevê o lançamento de um foguete de médio porte que integra o Programa de Microgravidade. Outro grande desafio do CLA, que já está em andamento, é a reconstrução da Torre Móvel de Integração (TMI), utilizada para lançamentos de grande porte, como é o caso do Veículo Lançador de Satélites (VLS).

As obras físicas da Torre ou da Plataforma de Lançamento, como é mais conhecida, já foram iniciadas e estão sendo executadas pelo consórcio Jaraguá / Lavitta, vencedor da licitação. Com consultoria de técnicos russos, a TMI é uma nova versão do modelo destruído durante o lançamento do VLS em 2003. A plataforma esta orçada em R$ 37 milhões, com destaque para as atualizações no reforço nos equipamentos de segurança e sistemas elétricos. A plataforma terá 30 metros de altura, dimensões adequadas para o lançamento do VLS e de foguetes de maior porte.

As operações espaciais, com fins de treinar equipes e checar os sistemas operacionais, são pontos-chaves na preparação do CLA para suprir as necessidades de empreendimentos importantes para o país. Além dos sistemas operacionais, o Centro esta passando por uma reforma na infra-estrutura para atender as necessidades da empresa Alcântara Cyclone Space.

Foto: Ricardo Labastier
Área do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)


Fonte: Revista Espaço Brasileiro - núm 06 - Ano 2 - Jul., Ago. e Set. de 2009 - Pag. 20

Comentário: Importantes obras de infra-estrutura e modernização de equipamentos do CLA, cruciais que são para a operacionalidade do Programa Espacial Brasileiro. No entanto, a matéria está desatualizada quanto ao local das próximas campanhas de lançamentos, que já não serão mais realizadas do CLA, sendo todas transferidas para o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno em Natal, até uma segunda ordem. Essa mudança foi necessária justamente devido às obras da Torre Móvel de Integração (TMI) que está atualmente em curso no CLA. Interessante também notar a informação passada pela matéria que nos leva a entender de que a TMI não está sendo construída para o uso exclusivo do VLS-1 e que também será usada para foguetes de maior porte. Isso significa que felizmente não teremos de passar tão cedo por outra novela como da TMI em construção (capitulo final marcado para algum mês do segundo semestre de 2010), caso os projetos dos foguetes VLM, VLS-1B e VLS-1C venham a sair do papel.

Comentários