INPE e NASA Realizam Evento sobre SOL em Ubatuba-SP


Olá leitor!

Segue abaixo uma noticia publicada hoje (02/10) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) sobre a conferencia “Living With a Star – ILWS” que será realizada de 4 a 9 de outubro, em Ubatuba (SP), conferencia esta que estará sendo organizada pelo INPE e pela NASA americana.

Duda Falcão

INPE e NASA Realizam Conferência
Sobre a Atividade do Sol em Ubatuba

02/10/2009

Cientistas de diversos países estarão no Brasil para apresentar pesquisas sobre a influência da variabilidade solar sobre fenômenos geofísicos e heliosféricos. O International Living With a Star - ILWS, de 4 a 9 de outubro, em Ubatuba (SP), é organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e pela agência espacial americana, NASA.

O evento abordará os seguintes temas: Influência da atividade geomagnética e solar no clima terrestre; Magnetosfera; Ionosfera; Heliosfera; Eletrodinâmica de baixa latitude, e Tempestades magnéticas severas.

Fenômenos como as tempestades geomagnéticas severas, que acontecem quando partículas muito energéticas e campos magnéticos muito intensos emitidos pelo Sol atravessam o meio interplanetário e interagem com o campo geomagnético da Terra, podem causar prejuízos em satélites e afetar as telecomunicações e o Sistema de Posicionamento Global (GPS).

O INPE estuda os processos básicos da interação Sol-Terra através de observações e simulação computacional. Em colaboração com instituições estrangeiras, os pesquisadores utilizam dados de observatórios geomagnéticos e satélites para o estudo da atividade solar, do meio interplanetário, do campo magnético terrestre e das condições ionosféricas.


Reportagem do "Jornal Vanguarda TV" da TV Vanguarda - 07/10/2009

Informações sobre o evento em Ubatuba estão disponíveis na página http://www.dge.inpe.br/maghel/ilws/


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentário: Mais um evento de grande relevância internacional sendo realizado no Brasil que demonstra o prestígio e o reconhecimento científico e tecnológico da comunidade científica internacional para com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e seus pesquisadores. Parabéns ao INPE.

Comentários