Satélite CBERS-3 Realiza no LIT Últimos Testes


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada (30/08) no jornal Vale Paraibano informando o início da última fase de testes no satélite CBERS-3.

Duda Falcão

CBERS-3 Faz Últimos Testes

São José dos Campos
30/08/2009

O satélite CBERS-3, desenvolvido pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em parceria com a China, deve entrar amanhã em sua última fase de testes. O modelo será submetido a simulações espaciais, onde serão analisadas as condições vácuo-térmica em uma câmara instalada em uma das repartições do instituto.

De acordo com o Inpe, a intenção era iniciar o simulado até o final dessa semana, mas devido a complexidade do experimento não houve tempo hábil para a instalação do satélite dentro da câmara do LIT(Laboratório de Integração e Testes).

Trata-se do primeiro teste realizado nessa nova câmara, que custou US$ 9 milhões, através do Programa CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres).

O satélite ficará exposto a uma temperatura de até -190º C, para verificar o funcionamento de seus vários subsistemas sob as ‘condições de órbita’. Os testes serão feitos num período máximo de 15 dias, onde a temperatura interna do satélite deve ficar entre -10º C e 45º C.


Fonte: Jornal Vale Paraibano - pág 08 - 30/08/2009

Comentário: Esse satélite viveu no ano passado momentos difíceis no seu desenvolvimento devido ao embargo tecnológico americano que forçou o INPE e as empresas envolvidas na construção do mesmo buscar soluções para que o seu cronograma de desenvolvimento não sofresse atrasos. Houve sim o atraso inevitável, mas agora tudo segue dentro do programado e o satélite deverá ser lançado ao espaço por um foguete chinês em 2011.

Comentários