Miniobservatório Abre Inscrições de Grupos Escolares


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (01/09) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) sobre a abertura de inscrições para sessões especiais de observação remota do Sol no Miniobservatório Astronômico da Divisão de Astrofísica do INPE dirigida a grupos escolares, do ensino fundamental ao superior.


Duda Falcão

Escolas Podem Agendar Observações a Distância e
Visitas ao Miniobservatório para Ver o Sol

01/09/2009

O Miniobservatório Astronômico da Divisão de Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) abre inscrições para sessões especiais de observação remota do Sol e, ainda, visitas presenciais para a visualização deste astro. As sessões remotas fazem parte do Projeto Multi-institucional Telescópios na Escola (TnE).

Dirigidas a grupos escolares, do ensino fundamental ao superior, tanto as sessões a distância como as visitas ocorrerão no mês de outubro, durante as quartas-feiras, no horário das 15h às 16h.

Esta observação do Sol integra o Ano Internacional da Astronomia. Vale destacar que o Miniobservatório também oferece vagas para as observações remotas do céu noturno realizadas regularmente às terças e quintas-feiras, e para as visitas nas noites de quartas-feiras.

Para agendar a participação nas sessões remotas, é preciso preencher o formulário eletrônico disponível em http://www.das.inpe.br/miniobservatorio/obsremotas

Já o agendamento das visitas presenciais deve ser feito através do telefone (12) 3945-7200.

“As visitas presenciais serão nos dias 7 e 21 de outubro, enquanto nos dias 14 e 28 do mesmo mês promoveremos as observações remotas do Sol. Ambas as atividades terão a assistência de pesquisadores e estudantes da pós-graduação em Astrofísica do Instituto”, informa André Milone, pesquisador da Divisão de Astrofísica do INPE.

Mais informações:

http://www.das.inpe.br/miniobservatorio

http://www.inpe.br/astronomia2009/inpe_no_aia.php


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentário: Parabéns ao INPE são iniciativas como essas que demonstram que no instituto tem pessoas com visão apurada para a educação e não pode ser diferente, se quisermos no futuro termos uma sociedade antenada com o que estiver sendo realizado de melhor em ciência e tecnologia através do mundo. A sociedade do futuro exigirá cada vez mais conhecimento e a sociedade que não estiver preparada para competir certamente será subjugada pela que estiver tecnologicamente mais avançada.

Comentários