Operação FogTrein I


Descrição da Campanha

Data do início da campanha: 27/07/2009
Operação: FogTrein I
Foguete: Foguete de Treinamento Básico (FTB)
Numero do vôo do foguete: 1
Data de lançamento: 10/08/2009
Horário: 15h18
Local: Centro de Lançamento de Alcântara - MA
Apogeu do vôo: 31.800 Km
Tempo de vôo: Não divulgado
Objetivo: Lançar e rastrear o foguete FTB, além de treinar os recursos humanos, operacionais e equipamentos do CLA e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) - 1o vôo de qualificação do foguete.
Resultado: Sucesso Total

Experimentos Embarcados:

- Não Houve

Operação: FogTrein I
Foguete: Foguete de Treinamento Básico (FTB)
Numero do vôo do foguete: 2
Data de lançamento: 13/08/2009
Horário: 11h21
Local: Centro de Lançamento de Alcântara - MA
Apogeu do vôo: 31.350 Km
Tempo de vôo: Não divulgado
Objetivo: Lançar e rastrear o foguete FTB, além de treinar os recursos humanos, operacionais e equipamentos do CLA e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) - 2o vôo de qualificação do foguete
Resultado: Sucesso Total

Experimentos Embarcados:

- Não Houve

Instituições Envolvidas:

AEB - Agência Espacial Brasileira
CTA - Centro Técnico Aeroespacial
CLBI - Centro de Lançamento da Barreira do Inferno - Natal-RN
CLA - Centro de Lançamento de Alcântara - Alcântara-MA
IFI - Instituto de Fomento e Coordenação Industrial
AVIBRÁS - Avibrás Indústria Aeroespacial S.A.

Operação FogTrein I é Realizada com Sucesso

Foi realizado com sucesso o lançamento do primeiro Foguete de Treinamento Básico (FTB) no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. A operação, denominada FogTrein I, ocorreu exatamente às 15h18min desta segunda-feira (10). Conforme o diretor do CLA, coronel aviador Nilo Andrade, o foguete alcançou a altura máxima com 31.800 m, atingindo a velocidade de 4.100 km/h em quatro segundos. Fabricado pela empresa brasileira Avibras e com tecnologia quase completamente nacional, o FTB - após completar sua trajetória - caiu em alto-mar a 16 quilômetros da costa. O objetivo da operação FogTrein I é lançar e rastrear dois FTBs, além de treinar os recursos humanos, operacionais e equipamentos do CLA e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI). Um segundo lançamento - também no CLA - está previsto para as 10h45 desta quinta-feira (13). A operação FogTrein I conta com a participação de engenheiros da Avibras, da Agência Espacial Brasileira (AEB), do CLBI e do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).

Foguete em Preparação para o Vôo

Programa Espacial Brasileiro - O investimento em atividades espaciais trouxe muitos benefícios ao Brasil. Entre eles, destacam-se: pesquisas de novos medicamentos, materiais e equipamentos eletrônicos; cartografia com a utilização de satélite; obtenção de imagens - em tempo real - da localização de queimadas e desmatamentos; e informações meteorológicas. Os frutos mais visíveis desses investimentos são os foguetes, verdadeiros pilares do Programa Espacial Brasileiro (iniciado em 1961). O primeiro deles, um Nike-Apache, foi lançado, em 1965, no Rio Grande do Norte. De lá para cá, centenas de foguetes têm sido lançados, tanto no CLBI como no CLA.

Lançamento do Primeiro Foguete do CLA

Operação FogTrein I - 10/08 a 13/08/2009

Matéria Exibida na da TV Imirante (globo.com) em 11/08/2009

Segundo FTB Também é Lançado com Sucesso

Lançou-se com sucesso, às 11h21min da última quinta-feira (13), do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o segundo Foguete de Treinamento Básico – FTB. Com esse acontecimento, a Operação FogTrein I encerrou as atividades práticas e alcançou seu objetivo principal: lançar e rastrear dois FTBs, com vistas no treinamento de recursos humanos do próprio CLA e também do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), bem como manter a capacidade operacional dos meios técnicos e logísticos do CLA e obter dados para a qualificação e certificação dos foguetes de treinamento.

Foguete Dois Aguarda na Plataforma de Lançamento

O lançamento foi acompanhado pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende, pelo Presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Ganem, pelo Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Major-Brigadeiro-do-Ar Ronaldo Salamone Nunes, e pelo Presidente da Alcântara Cyclone Space (ACS), Roberto Amaral. Conforme o Coordenador Geral da Operação FogTrein I, Tenente Coronel Aviador Ricardo Rangel, o foguete alcançou 31.350 metros de altura, atingindo 4.100 km/h de velocidade.

Lançamento do Segundo Foguete do CLA

Matéria Exibida na TV Imirante (globo.com) em 13/08/2009


Fonte: Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial - CTA

Comentários