Foguete de Treinamento é Lançado com Sucesso do CLA


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje no site imirante.com sobre o lançamento de um foguete de treinamento (Operação FogTrein I) realizado com sucesso do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Duda Falcão

Plantão

Maranhão

Foguete de Treinamento Lançado com Sucesso

10/08/2009 - 16:38h

SÃO LUÍS - Foi lançado, na tarde desta segunda-feira (10), o primeiro dos dois foguetes da Operação FogTrein I. Segundo o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o lançamento do foguete, ocorrido exatamente às 15h18, foi um sucesso.

O objetivo da operação, desenvolvida pelo CLA, é testar os sistemas operacionais do centro de lançamento nas atividades de lançamento e monitoramento de protótipos e também treinar os recursos humanos do CLA e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), localizado em Natal-RN. Neste caso, a operação visa conseguir o certificado de qualificação dos protótipos que ainda estão em fase de treinamento.

O segundo foguete de treinamento, parte da Operação FogTrein I, está previsto para a próxima quinta-feira (13). A princípio, o lançamento deste segundo foguete seria realizado nesta terça-feira (11), mas foi adiado para a realização de novos testes.


Fonte: Site imirante.com

Comentário: Mais uma operação de lançamento de foguetes de treinamento realizada no CLA que na realidade serve para qualificar esse foguete desenvolvido pela Avibrás. Lembrando ao leitor que ainda esse ano (setembro ou em outubro) será lançado do CLA um foguete VSB-30 com experimentos da comunidade científica brasileira relacionada com o Programa Microgravidade da AEB. Aproveito mais uma vez para agradecer ao leitor Edvaldo Coqueiro da cidade de São Luís - MA, por ter enviado por e-mail o link dessa notícia.

Comentários