Dep. Paes de Lira Discursa na Câmara em Prol do PEB


Olá leitor!

Em junho desse ano uma comitiva parlamentar visitou o Cento de Lançamento de Alcântara (veja aqui a nota Parlamentares em Alcântara 2) a convite da Aeronáutica para conhecer o centro e as atividades do Programa Espacial Brasileiro.

Exatamente entre os dias 18 e 19 de junho, o deputado Paes de Lira fez parte dessa comitiva que era composta por deputados federais e foi conduzida no local por componentes da Assessoria Parlamentar do Comandante da Aeronáutica (ASPAER), chefiada pelo Brigadeiro-do-Ar José Magno Resende de Araújo.

Após a visita, na terça-feira (23 de junho), Paes de Lira subiu a tribuna da Câmara para comentar sua participação na missão oficial e elogiou os esforços da Força Aérea Brasileira para manter o Centro de Lançamento, mesmo com poucos recursos financeiros.

O parlamentar ainda disse que ficou espantando ao verificar que a torre de lançamento, destruída no trágico acidente de 2003, ainda permanecia no chão, resultando em 8 (oito) anos de atraso na realização de um objetivo da nação brasileira.

Veja abaixo o vídeo discurso do deputado Paes de Lira.


TV Câmara - 23/06/2009


Fonte: TV Câmara

Comentário: Mais um discurso em prol do PEB feito na Câmara Federal com pouco ou nenhum impacto real. Em minha modesta opinião enquanto o governo e as instituições envolvidas com o PEB não entenderem que será necessário em primeiro lugar sensibilizar a sociedade civil brasileira da necessidade da existência de um programa espacial num país com as dimensões territoriais do Brasil, não obterá apoios significativos das instituições políticas, já que os políticos defendem e sempre defenderão os assuntos de interesse da sociedade, não por estarem interessados nos mesmos (é claro que existem exceções, pequenas, mas existem), mas sim visando manter seus cargos pelo maior tempo possível. Afinal essa é a cultura que impera dentro da classe política brasileira.

Comentários