Ensaios de Qualificação do VLS


Segue agora leitor uma nota postada hoje no site do IAE - Instituto de Aeronáutica e Espaço sobre os ensaios de qualificação do Sistema de Separação do 1º e 2º Estágios do VLS.

Duda Falcão

Ensaio Funcional dos Atuadores de Separação
do 1º e 2º Estágios do VLS - 1ª Fase

01/06/2009

Os ensaios para qualificação do Sistema de Separação do 1º e 2º Estágios do VLS foram especificados e divididos para ocorrer em 3 Fases distintas. A 1ª Fase de Ensaios foi encerrada nesta data de 27/05/2009 (veja foto), com o Ensaio Funcional dos Atuadores do Sistema.

Nessa 1ª Fase foram realizados outros ensaios não destrutivos (sem corte pirotécnico) dos atuadores, colocando-os em condições de variação de pressão e/ou massa e temperatura, para que pudesse ser observada a influência dessas variáveis no desempenho dos mesmos, por meio dos seguintes ensaios:

- estudo da carga oca (COL) de corte dos atuadores (realizado na pirotecnia);
- ensaio de estanqueidade dos atuadores;
- ensaio de vibração dos atuadores, e
- estudo da variação de pressão dos atuadores mediante variação de temperatura.

Para esse Ensaio Funcional dos Atuadores foram solicitados 160 testes, mas com e realização de extras esse total foi elevado para mais de 300.

Equipe IAE participante:

Coordenador - Tecnol. Fernando Aguiar
- Téc. Dimas Donizete
- Téc..Diego
- Téc..André Leite


Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço - IAE

Comentário: Grande notícia essa, significando que o projeto do VLS continua andando e a expectativa é de que o seu primeiro vôo tecnológico venha ocorrer em dezembro de 2010. Isso se até lá a TMI (Torre Móvel de Integração) ficar pronta. Vamos aguardar.

Comentários