Motor L75 do IAE - Notícias


Olá amigos!

Venho hoje para falar um pouco mais sobre o motor a propulsão líquida L75 (75 kn de empuxo) que em breve estará equipando o VLS-1B (Alfa) que tem seu vôo inaugural (caso tudo saia dentro do previsto) marcado para 2013, um ano após o quarto vôo do VLS-1.


Motor a Propulsão Liquida RD 0109 Russo / Motor L75

Esse motor será segundo as informações que tenho colhido uma cópia xérox do motor russo RD 0109 (veja a foto acima) mediante a um acordo de cooperação técnica assinado entre as duas nações há alguns anos atrás. Fez parte do acordo também à reformulação do projeto realizado por uma empresa russa no projeto do VLS-1 que será lançado em seu primeiro vôo teste (só com os seus dois primeiros estágios) em dezembro do ano que vem.

Segundo informações colhidas por mim no fórum Defesa Brasil, através do forista “Brasileiro” (ao qual agradeço de público) o IAE já tem todas as especificações técnicas desse motor a sua disposição e também uma cópia do motor em suas dependências. Inclusive ainda segundo o forista, o instituto já tem testado a frio separadamente alguns de seus componentes, como injetores, ignitores e a própria turbina em bancadas especiais para coleta de dados e em alguns casos, foram copiados os injetores para testes a frio, obtendo bons resultados.

Apesar desse motor ser um projeto da década de 50 (foram usados nos foguetes Vostok) não é obsoleto e é usado até hoje. No entanto, o fato dele ser um projeto velho certamente facilitou a liberação por parte dos russos.

Duda Falcão

Comentário: Essa jogada do CTA/IAE/AEB de fazer uma pareceria com os russos visando a obtenção de tecnologia já deveria ter sido feita a muito tempo. Foi assim com os chineses, com os norte coreanos e tantos outros. Com os chineses a parceria deu tão certo que hoje eles tem uma espaçonave tripulada que é uma cópia descarada da SOYUZ. O domínio da construção desse motor, permitirá em um curto espaço de tempo o desenvolvimento pelo Brasil do foguete capaz de atender as necessidades de lançamento dos satélites baseados na PMM (VLS-1B) e a médio prazo a desenvolver foguetes para lançamentos de satélites em órbita geoestacionária. Vamos aguardar.

Comentários

  1. Espero que os governantes Brasileiros, a apressem à construção do submarino nuclear e todo tipo de tecnologia de defesa, antes que seja tarde demais para o Brasil! Estamos chegando perto do ano de 2019. Existe uma forte tendência de uma nova crise mundial. Que pode acontecer, em relação aos países do Oriente Médio. Podendo o Irã e Israel, serem criadores de um cenário conflituoso e grave, de grandes proporções! Que pode se alastrar por toda Europa, oriente médio e Ásia. Alguns países tomaram partido de Israel, e outros tomarão partido do Irã. Só deus sabe a onde isso vai terminar! Quando não houver mais nenhum lugar desconta minado pra se viver no hemisfério norte, ai todos aqueles que sobrarem desse terrível conflito, virão dividir as terras do mundo novo na marra, porque ai, eles virão com tudo, não terão nada a perder! Por esse motivo, temos que está preparado dessa invasão! Se quiserem vir, que venha, mas, numa boa e na paz!

    ResponderExcluir

Postar um comentário