4º SIPP&D - Resultados


Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada no site do IAE no dia de hoje sobre o resultado do 4º SIPP&D - Seminário Institucional de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Associadas a Veículos Espaciais realizado dia 22/06 no Auditório do Instituto Tecnológico da Aeronáutica - ITA.

Duda Falcão

4º SIPP&D foi um Sucesso

29/06/2009

O 4º SIPP&D - Seminário Institucional de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Associadas a Veículos Espaciais -, realizado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), com o apoio gerencial do Conselho de Assessoramento em Pesquisa e Desenvolvimento Espacial (CAPDE) e financeiro da Agência Espacial Brasileira (AEB), contribuiu de maneira significativa para a aproximação dos pesquisadores com o setor produtivo.

O evento, que se configura num fórum para divulgação das tecnologias desenvolvidas, por meio dos projetos de P&D concluídos nos últimos 12 meses, foi realizado no dia 22 de junho no Auditório B do ITA e contou com a presença do coronel Ozires Silva para a palestra de abertura.

O engenheiro, atualmente reitor da Unimonte (Universidade Monte Serrat, em Santos-SP), relatou a sua experiência no setor aeronáutico por meio da palestra “Criação, inovação e pesquisa: realidade de um mundo a construir”, mostrando que os desafios encontrados, no final da década de 60, para a criação da Embraer foram superados, em grande parte, pelo projeto educacional promovido pela Força Aérea Brasileira, ou seja, a capacitação dos engenheiros aeronáuticos formados pelo ITA.

Ozires enfatiza, em seu relato, o papel da educação e, principalmente, o estudo da matemática e das ciências, para a formação dos futuros líderes neste mundo global altamente competitivo. E exemplifica, com o projeto Bandeirante, a necessidade de se dominar marca e tecnologia para que os países encontrem caminhos de progresso e prosperidade.

O seminário, que incluiu o trabalho de cerca de 30 pesquisadores das mais diversas áreas de pesquisa espacial, contou com a presença de 160 participantes. Representantes de outros institutos do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) e de organizações externas estiveram ali representados: do CTA, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), o Grupo Especial de Ensaios em Vôo (GEEV) e o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA); de universidades, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Faculdade de Engenharia e Administração (FEA-USP); de outras forças, o Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM) e o Centro de Tecnologia da Marinha (CTMPSP); e de empresas, a Embraer, a AEB, a Avibras, a Equatorial Sistemas e a Orbital.

Para o diretor do IAE, coronel Pantoja, os benefícios do evento foram significativos. Além de servir de prestação de contas para a sociedade ali representada, obteve-se altíssimo rendimento em vista do curto prazo de realização. Também, a sinergia entre os profissionais envolvidos e os resultados demonstrados pelas produções cientificas e tecnológicas revelaram uma elevada competência para a continuidade dos trabalhos.

Para o subdiretor de funções do CTA, brigadeiro Pazini, que esteve presente no evento também como um “cientista curioso”, a constatação de que está havendo maior interação entre o IAE e os outros institutos do CTA demonstram que o seminário deve ser expandido, estimulando ainda mais a integração entre os setores aeronáutico, espaço e de defesa. “Pudemos perceber, no evento, inovação tecnológica, conhecimento e informação, além de décadas de cultura e eficiência dos projetos”, ressalta.

Segundo o diretor do IAE, há grandes possibilidades de se incluir novas carteiras de projetos para o próximo seminário. “Acreditamos na metodologia empregada na preparação deste trabalho e, em vista do sucesso deste empreendimento, devemos expandi-lo no próximo ano. Este é um desafio, porque há projetos ainda maiores que os apresentados aqui”, enfatiza.

Veja as Fotos:


Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço - IAE

Comentário: Foi numa das descrições de um projeto apresentado nesse evento que foi gerada a dúvida da existência ou não do desenvolvimento de um novo foguete intitulado VSB-40 pelo IAE (para um melhor entendimento do caso pelo leitor veja aqui no blog as notas A Vez do Foguete VSB-40 ou um Simples Erro de Grafia, O Caso do VSB-40 - Novo Foguete ou Erro de Digitação e O Caso do Foguete VSB-40). Em busca de esclarecimento sobre a dúvida gerada, o blog entrou em contato na época via e-mail com o IAE e com a comissão organizadora do evento. No entanto, infelizmente até o momento não foi enviado nenhum esclarecimento tanto por parte do IAE como por parte da comissão organizadora. Porém, acreditamos que em breve as palestras apresentadas durante o simpósio estarão à disposição na internet e logo que isso ocorra poderemos então esclarecer de vez esse assunto.

Comentários