Iniciada Campanha para Novo Lançamento em Alcântara


Centro de Lançamento de Alcântara
Realiza Operação Maracati

26/05/2009 - 10h43

Iniciou-se no dia 20 de maio no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) a Operação Maracati I. A operação terá duração aproximada de 12 dias, e tem por objetivo realizar voo do Veículo de Treinamento Orion, portando carga útil tecnológica da Agência Espacial Alemã, DLR-MORABA. O lançamento poderá ocorrer entre a próxima quinta-feira, dia 28, até o dia 3.

O lançamento permitirá ao CLA, manter sua operacionalidade, receber treinamento do DLR-MORABA e avaliar o veículo ORION utilizado como foguete de treinamento.

A Operação Maracati I tem a participação do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), Agência Espacial Brasileira (AEB) e DLR- MORABA.


Fonte: CLA via web site da Força Aérea Brasileira - FAB

Comentário: Esse será é o segundo lançamento desse foguete no Brasil sem que seja como segundo estágio de um foguete brasileiro. Reitero o que disse em um outro comentário anteriormente que não entendo a necessidade de se realizar esse tipo de operação, já que as equipes do IAE estão muito bem treinadas e os parâmetros técnicos desse foguete são bem conhecidos pelos órgãos que compõem o Programa Espacial Brasileiro. No entanto, pode ser que haja um outro motivo que não o divulgado que justifique o uso desse foguete. Acredito que, como essa operação é numerada como sendo a número I, é provável que em breve haverá uma outra.

Comentários