Os Vôos da TEXUS 46 e 47 com o Foguete VSB-30 Brasileiro ficam para Novembro



Consta no site da Swedish Space Corporation (SSC) que os vôos de dois foguetes VSB-30 que estavam planejados (segundo foi divulgado) para acontecerem em abril e maio foram transferidos para novembro. (veja pelo link abaixo)

Os dois foguetes desenvolvidos e construídos no Brasil, serão lançados nas campanhas Texus 46 e Texus 47, a partir do Centro Espacial de Esrange que se localiza no norte da Suécia. Campanhas essas que contarão ainda com a participação da Agência Espacial Alemã (DLR).

O VSB-30 (Veículo de Sondagem Booster) é um foguete de sondagem de dois estágios (S31 e S30) movido a combustível sólido, não-guiado, estabilizado por empenas. Possui 12,8 m de altura, cerca de 2.650 kg de massa e capacidade de lançamento de cargas úteis de pouco mais de 400 kg, a uma órbita média de 250 km, possibilitando cerca de 6 minutos de ambiente de microgravidade.

O foguete VSB-30 foi desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA). É um dos poucos bons exemplos de bem-sucedido projeto dentro do Programa Espacial Brasileiro. Algumas unidades já foram exportadas e lançadas da Europa, onde tem substituído com sucesso os foguetes britânicos Skylark, que não mais produzidos.

Também esta previsto para maio, o lançamento de um VSB-30 do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, dentro do Programa Microgravidade, da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Duda Falcão


Link: http://www.ssc.se/?id=7695

Comentário: Esse acordo entre o IAE e DLR parece ter trazido alguns frutos ao Programa Espacial Brasileiro. Além disso fica claro que o contínuo interesse por parte dos europeus em usar o VSB-30 no Programa Texus, vem demonstrar o reconhecimento tecnico-profissional dos profissionais brasileiros. Quanto ao vôo em maio no CLA, vamos torcer que aconteça e que eles não venham perder a carga útil novamente.

Comentários